002 - O Coração do Homem

    "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". Provérbios 4:23.

      

Templo de Deus ou a oficina de Satanás

1a João 3:4-20.

Este não é um estudo novo. Apareceu pela primeira vez na França, há mais de duzentos anos e trouxe então grande benção a milhares de almas. Tem servido de espelho espiritual, onde as pessoas têm visto a sua própria condição, tal qual Deus as vê. Muitos dos que Têm visto os seus corações pecaminosos revelados através destas páginas, arrependeram-se e alcançaram novos corações e um novo espírito.

Enquanto você lê estes quadros, guarde, por favor, no seu pensamento, que ele é um espelho no qual você pode se contemplar. Quer você seja cristão ou ímpio, crente ou renegado, encontrará nestes quadros a sua imagem tal como Deus a contempla. Pois Ele olha para o coração do homem.

Satanás é o pai da mentira, o príncipe das trevas e o deus deste século. Ele transforma-se a si mesmo num anjo de luz; no entanto, ele não é já um anjo de luz, como muitos supõem; e até por vezes se ofendem quando é representado  tal qual ele é. Assim como nos tempos antigos houveram falsos Cristo. Não é, pois, para admirar que o próprio Satanás se transforme num anjo de luz. (2a Coríntios 11:13, 14). Satanás cega o entendimento dos homens para que não possam ver o amor de Deus, a Sua glória e majestade, nem o seu Redentor Jesus Cristo (2a Coríntios 4:4). O povo, cego pelo deus deste século, não pode ver que está a caminhar apressadamente para a eterna destruição, para um lago que arde e queima com fogo e enxofre. Estão mortos para Deus e são governados pelo deus deste século. (Efésios 2:2). "Para isto se o Filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do Diabo". (1a João 3:8). Portanto, "sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós". (Tiago 4:7,8).

Ao ler este estudo e examinar os seus quadros você poderá olhar para dentro do seu coração. Permita que o seu coração seja examinado e verá qual a sua condição. Se achar que seu coração é mau e pecaminoso, não negue esse fato, nem tente escondê-lo, mas antes confesse os seus pecados à Deus. "Se dissermos que não temos pecado enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". 1a João 1:8 - 10. Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que Ele possa perdoar os seus pecados e limpar-vos no precioso sangue de Jesus Cristo.

Você está sendo governado por Deus ou por Satanás. É escravo do pecado ou servo de Deus!? Se o pecado reinar na sua vida não procure negar este fato. Antes clamai a Deus, que o livrará por Jesus Cristo, pois Ele veio a este mundo a fim de salvar os pecadores, abrir os olhos aos cegos e  tirar-nos das trevas, assim como tirar as trevas de dentro de nós. Ele veio para trazer-nos a Sua maravilhosa luz. Jesus veio livrar-nos do poder do pecado e de Satanás. Por Ele temos a redenção dos nossos pecados. Agora estais perante um eus santo, que vê e conhece todos os seus segredos e atos ocultos, assim como todos os seus pensamentos. Você não esconder de Deus os seus atos nem a você mesmo. "Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho não verá?" Salmos 94:9. "Porque os Seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos. Não há trevas e sombra de morte, onde se escondam os que obram a iniqüidade". Jó 34:21, 22. "Porque, quanto ao Senhor, Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele". 2 Coríntios 16: 9.

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e  em cujo espírito não há engano". Salmos 32: 1-5. Leia também o Salmos 51. Jesus ainda hoje está a chamar: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei". Mateus 11:28

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadro 1

Neste quadro (logo acima), por debaixo da cabeça, vê-se o coração humano; moram nele diversos animais, que nos falam das várias qualidades de pecado no coração do homem, pois o coração é a habitação e o assento dos nossos pecados. Deus nos diz, pela boca do profeta Jeremias, "que enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9. Jesus mesmo confirma isto, dizendo: "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem". Marcos 7:21-23.

    O PAVÃO - Enquanto a beleza do pavão é apreciada por todos, no coração do homem representa o pecado de orgulho. Lúcifer, o querubim ungido uma vez, portador da luz de Deus, um anjo de Deus, caiu por causa do orgulho e tornou-se inimigo de Deus – Satanás, o Diabo. Isaías 14:8 – 17; Ezequiel 28: 12 – 17.

O orgulho vem do próprio abismo e revela-se de muitas maneiras. Alguns orgulham-se das suas riquezas, da sua superior educação, por se vestirem conforme a moda – embora por vezes sem pudor nem vergonha – enfeitando se com brincos, pulseiras, anéis, etc., tão claramente descrito em Isaías 3:17 –24. Outros se orgulham dos seus antepassados, da sua nacionalidade, da sua cultura, do desporto, etc., esquecendo-se de que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1a  Pedro 5:5: “Deus aborrece a soberba e a arrogância”. Provérbios 8:13 “A soberba precede a ruína”. Provérbios 16:18.

O Bode

Um animal mal cheiroso e luxurioso, que exprime concupiscência carnal, imoralidade, fornicação, adultério. Estes pecados tomaram tal incremento nos últimos dias, nestes chamados  “tempos modernos”, que somos obrigados a admitir a verdade das palavras de Jesus, quando profetizou há quase dois mil anos, dizendo que os últimos dias seriam como os dias de Sodoma e Gomorra. Esse espírito moderno não somente tem agarrado homens e mulheres, mas tem penetrado até nos lares de pessoas religiosas, nos institutos, nas nossas escolas, e a semente corrupta é semeada sem vergonha e com maneiras sutis e diabólicas nos corações humanos por intermédio do cinema, do teatro, da literatura imunda, da televisão e de tantos outros meios, inclusive da internet, de maneira que o que Deus chama pecado, chama-se hoje moralidade moderna. Milhões de jovens formam a sua concepção de vida ideal por aquilo que vêem na mídia, para depois se encontrarem em dificuldades, com vergonha, e cheio de remorsos. Atores e atrizes imorais são os heróis e heroínas desta atual geração. Os bailes, também, são na maioria das vezes lugares que geram a imoralidade e prostituição. Os heróis de Deus, como José, (Gênesis 39), e outros já não são exemplos que se sigam. Até o velho zulu, rude e pagão, que mata os adúlteros e adúlteras podia ensinar alguma coisa à nossa geração, que se diz civilizada e há de condenar-nos no dia do julgamento. Deus avisa-nos que não devemos brincar com a fornicação, mas antes fugir dela. “Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. 1a Coríntios 6:18, 19. “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. 1a Coríntios 3:17.

O Porco

   O porco fala-nos do pecado da bebedeira e glutonaria. É um animal imundo, que devora tudo o que encontra, quer seja limpo ou sujo; e do mesmo modo o coração pecaminoso devora toda a sugestão imunda, quer sejam expressões feias, quadros ou leituras imorais. O corpo que se destinou para ser o templo do Deus vivo, é profanado por comida imunda e hábitos pecaminosos, tal como o fumar, ou  uso de drogas e de outros narcóticos. O hábito de fumar tem-se arraigado nos homens e mulheres como nunca. Só o poder de Deus pode livrar tais vítimas dos vícios e de serem escravos de Satanás. Enquanto quase todos os religiosos não se atrevem a fumar numa igreja, não têm, contudo, escrúpulos de estragar, com a erva daninha do fumo e das drogas aquilo que na verdade é o templo de Deus, - o nosso corpo. “Não sabeis vós...”. –diz o apóstolo Paulo – “que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá”. 1a Coríntios 3:16, 17; 6:18, 19.

   O comilão é também abominável aos olhos do Senhor. Comemos para viver, não vivemos para comer. A fome satisfaz-se por comer boa comida, mas a concupiscência diz: “mais, mais, mais”.

   A concupiscência nunca se satisfaz. Segundo a lei do Velho Testamento o comilão e o beberrão deveriam ser apedrejados. Deuteronômio 21:18 – 21. “O beberrão e o comilão cairão em pobreza: e a sonolência faz trazer as vestidos rotos. O companheiro dos comilões envergonha a seu pai”. Provérbios 23:21; 28:7. Vamos nos lembrar da passagem do rico e do Lázaro. O rico era comilão e beberrão, e que ao morrer levantou os olhos no inferno, onde se encontrava em tormentos indescritíveis. O prejuízo do vinho não precisa ser explicado, tão conhecidos são seus efeitos! Deus diz claramente na Sua Palavra que nenhum beberrão herdará o reino de Deus. Tanto aquele que produz como o que vende bebidas fortes é culpado perante Deus, pois Ele diz: “Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de fortaleza para misturar bebida forte”. Isaías 5:22. “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu que lhe chegas o teu odre, e o embebedas”. Habacuque 2:15. “Há nos seus banquetes alaúdes e harpas, tambores e pífanos, e vinho, e não olham para a obra do Senhor, nem consideram a obra de Suas mãos”. Isaías 5:12. “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os afeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. 1a Coríntios 6:9, 10.

   Os pecados da nossa natureza carnal são bem evidentes! Entre eles estão: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. Aqueles que são culpados destas coisas não têm parte no reino de Deus”. Gálatas 5:19 –21. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas encha-vos do Espírito Santo”. Efésios 5:18.

   Jesus oferece o seguinte convite aos que têm sede: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba”. João 7:37, 38. “Vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço vinho e leite”. Isaías 55:1 “Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte que salta para a vida eterna”. João 4:14.

A Tartaruga

   A tartaruga fala-nos da preguiça e feitiçaria. A incredulidade é como a feitiçaria. “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar”. Provérbios 21:25, 26. Josué tinha que dizer ao povo de Israel: “Não sejais preguiçosos de possuir a terra”. A natureza humana é muito preguiçosa e ociosa para adquirir as coisas de Deus. Jesus disse: “Porfiai por entrar pela porta estreita”. Lucas 13:24. Quem procura encontrará. “Até agora se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”. Mateus 11:12.

   Ser preguiçoso acerca da salvação e do bem-estar espiritual das nossas almas conduz-nos à perdição. Impede-nos de orar, de penetrar as profundezas de Deus, de tomar posse das ricas promessas do Senhor, conduz-nos à destruição. Quando Deus vos fala, encorajando-vos a entregar-Lhe hoje o seu coração, Satanás diz que o deveis fazer amanhã ou noutra ocasião mais oportuna, a qual, infelizmente, nunca chega; e morrereis sem a salvação e sem Cristo. Deus diz: “Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais o seu coração”. Hebreus 3:7, 8. Quantos têm perecido por adiarem a salvação para um dia mais oportuno, que nunca chega! O dia de amanhã não é seu.

   A concha da tartaruga é muitas vezes usada pelos indígenas da África do Sul para a pratica dos seus feitiços, e é sinônimo do pecado da  confiança no poder do feitiço e na leitura da sorte, em vez da confiança no Deus vivo. Especialmente nos tempos de tribulação e doença, adversidade e morte somos convidados a clamar ao Deus vivo, que está pronto a ajudar-nos, em vez de confiarmos na boa ou má sorte, porque “os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor” Salmos 37:23. “Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem à exaltação, mas de Deus”. Salmos 75:5, 6. Deus deu mandamentos ao povo de Israel, dizendo: “Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem encantador de encantamentos, nem quem consulto um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos: pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor”. Deuteronômio 18:10 –12. “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Apocalipse 22:15. “Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores, não os busqueis, contaminando-vos com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus”. Levítico 19:31. “E quando vos disserem: consultai os que tem espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre os dentes: não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra nunca verão a alva”. Isaías 8:19, 20.

   Enquanto está a ler este estudo Deus está a falar-vos, chamando-vos ao arrependimento dos vossos pecados e à entrega das vossas vidas a Ele; mas o espírito da tartaruga, que está em vós, sugere-vos que deveis adiar a vossa decisão para qualquer outro dia. Ele tenta encher os vossos corações de medo e perguntas como estas: “Que dirão os meus amigos e o mundo se eu me converter a Cristo? Como hei de passar o tempo se não posso aproveitar os passatempos do mundo?”. Em vez de olhardes para as riquezas imcompreensíveis de Cristo, à Sua maravilhosa paz, Seu gozo inexprimível, Sua glória e vida imortal cheia de felicidade – começais a ver as coisas que tendes de deixar ou perder, quando permitirdes que Cristo entre nos vossos corações. Ao mesmo tempo o medo do próximo e da morte vos guarda na escravidão do Diabo. Mas Cristo veio para livrar todos aqueles que pelo medo da morte tem sido escravos toda a vida. Hebreus 2:14, 15.

   O espírito de procrastinação endurece os vossos corações até ficarem tão duros como a concha da tartaruga.

 A Onça é um animal cruel e feroz. O ódio, a ira e o mau gênio governam muitas vezes o coração do homem, até o conduzir ao assassínio. Poderá tentar conseguir dominar o mau gênio, mas por fim rebentará com todo o seu furor. Melhor é confessar que isto está no teu coração e pedir a Jesus que te livre dele. “Deixa a ira e abandona o furor, não te indignes para fazer o mal”. Salmos 37:8. “Cruel é furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja?”. Provérbios 27:4. “A ira abriga-se no seio dos tolos: portanto afasta a ira do teu coração”. Eclesiastes 11:10. “Agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”. Colossenses 3:8.

   Muitos tentam acalmar a sua ira bebendo ou vingando-se, mas o “seu vinho é ardente veneno de dragões, e peçonha cruel de víboras”. Deuteronômio 32:33. A vingança é doce ao coração pecaminoso, mas a vingança pertence somente a Deus. Jesus disse: “Amai os vossos inimigos”. Deus prometeu perdoar os nossos pecados se nós perdoarmos àqueles que pecam contra nós. Um espírito de amuo é também uma abominação perante Deus. O desejo mau de derramar sangue e guerra está latente no coração humano; e, portanto, a paz verdadeira tem que ser estabelecida no coração do homem.

   A Serpente enganou Eva no jardim do Éden e destruiu a doce comunhão e harmonia que existiam entre Deus e o homem. Satanás, o anjo caído, tinha inveja de Adão e Eva quando os viu reinar sobre o mundo e em união perfeita com Deus, ocupando o lugar de Lúcifer. Impelido pela inveja, Satanás planeou destruir esta maravilhosa harmonia e a sua vida de comunhão com o Senhor, e conseguiu. Este mesmo ciúme diabólico e inveja no coração humano destrói a felicidade do coração de alguns, ao verem outras pessoas felizes e vivendo confortavelmente. “O ciúme é duro como a sepultura”. Cantares 8:6. Ele coloca no coração o desejo de destruir a felicidade dos outros, e este desejo por vezes pode levar até ao assassínio. Isto sucede, especialmente entre cônjuges. Nos negócios e outras esferas da vida causa miséria e ira sem fim. Até os obreiros Cristãos, pregadores e ministros não estão isentos dos ataques do ciúme e devem viver constantemente alerta e ter os corações cheios do Espírito Santo. De outra forma, o pensamento de que Deus está a servir-se de um outro servo mais do que deles, estragará o seu ministério e dará cabo da sua utilidade para o Senhor.

   A Rã fala-nos do pecado da avareza e do “amor ao dinheiro, que é a raiz de todo o mal”. 1a Timóteo 6:10. Há uma espécie de rãs no Gongo, que formigas as centenas, até que rebentam e morrem. Uma pessoa avarenta não gosta de abrir a sua mão para ajudar os podres e necessitados; antes tenta, por méis lícitos ou ilícitos, juntar e ganhar as riquezas deste mundo, que nos corrompem facilmente. Jesus mesmo disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mateus 6: 19 –21. aa e sua casa pereceram, porque ele amou o ouro, a prata e pedras preciosas, e vestidos. Josué 7. Judas Iscariotes, o discípulo de Jesus enforcou-se, porque o amor ao dinheiro fez que traísse o seu Mestre e Senhor. Não é o dinheiro que é mau, mas sim o amor ao dinheiro que se esconde no coração humano.

   Milhares de homens e mulheres de todas as classes e raças estão destruindo as suas vidas e as vidas de seus familiares pelo desejo mau de arranjar repentinamente grandes fortunas, talvez na loteria, nas corridas de cavalos, nas apostas de futebol, etc. O desejo de ser rico sem trabalhar conduz ao roubo e ao crime e por vezes ao homicídio. O amor ao dinheiro e a avareza tem muitos amigos, tais como: amor a fama e ao poder, seja poder político para governar outros ou poder financeiro a fim de oprimir os pobres; seja poder religioso, que pretende ser mais zeloso por uma organização eclesiástica do que propriamente por Deus, condenando qualquer cristão que ousa seguir Cristo sem se conformar a uma igreja em particular. Marcos 9:38. Jesus disse: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundancia do que possui”. Lucas 12:15. A história do rico louco conta-se assim: “A herdade de um homem rico tinha produzido em abundancia: E arrazoava ele consigo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto; derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em deposito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus”. Lucas 12: 16 – 21. “Pois que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Marcos 8:36. “Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis... Buscai antes o reino de Deus e todas estas coisas vos serão acrescentadas... Porque onde estiver o vosso tesouro ali estará o vosso coração”. Lucas 12:22 – 34.

   Satanás, pai de todos os que cometem a mentira é o instigador do pecado e é quem reina no coração. Jesus disse: “Vós tendes por pai ao Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. João 8:44. Uma pequena mentira é para Deus tão negra como uma grande. Há mentiras faladas, escritas e praticadas. Um hipócrita é um mentiroso, porque pretende ser o que, na realidade, não é. Deus não pode mentir – nem deve um cristão mentir. Tito 1:2. “Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. 1a João 1:6. “Ficarão de fora os cães, e os feiticeiros, e os idolatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Apocalipse 22:15. “Deus aborrece a testemunha falsa e o mentiroso”. Provérbios 6:16 – 19.

   A Estrela fala da consciência, que está em todo o homem. Aqui apresenta-se negra, profana e má, e provavelmente morta pelo continuo pecado e pela obstinação. É uma consciência tão cega e pervertida, que nem pode julgar as suas próprias ações. Ela está, por vezes, quieta ou atribulada. Acusa quando devia desculpar e desculpa quando devia acusar. Por vezes pode estar cauterizada como um ferro em brasa e ter perdido já toda a sensibilidade por ser apóstata, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras. 1a Timóteo 4:1-7; Hebreus 10:22.

      O OLHO DE DEUS vê tudo que se passa no coração. Nada se pode esconder do Seu olhar flamejante e, portanto, Ele conhece e vê todos os pensamentos escondidos e as intenções do coração. O olho, nestes quadros, também corresponde à expressão do rosto do homem.

     AS PEQUENAS CHAMAS DE FOGO em volta do coração representam o amor de Deus à volta do coração pecaminoso. Enquanto Deus odeia o pecado Ele ama o pecador e não deseja a sua morte, mas que ele se arrependa. As chamas também falam do sangue do Senhor Jesus Cristo, "O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

     O ANJO representa a Palavra de Deus. Deus quer falar ao homem ou mulher enganados e cheios do pecado a fim de que se arrependam e deixem entrar a luz e o amor de Deus no seu coração.

     A POMBA é o emblema do Espírito Santo, o Espírito da Verdade, que convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo, neste caso, está fora do coração humano. Ele não pode permanecer onde reina o pecado.

     No caso deste quadro representar a condição do seu coração, clamai ao Senhor, abri-Lhe o vosso coração e deixai entrar a luz da Sua Palavra. "Crede no Senhor Jesus Cristo e sereis salvos". Deus está ansioso por vos salvar, e promete transformar os vossos corações e dar-vos corações novos e um espírito novo.

 

Voltar para a página Inicial

  Para baixar este estudo completo no formato Word - Clique Aqui


Pode ser copiado, imprimido e distribuído a vontade